Úlcera de Marjolin
Clínica de Cirurgia e Radiologia Vascular
Dr. Paulino Souza Neto
Úlcera Venosa

A Insuficiência Venosa Crônica é doença cosmopolita e atinge grande parte da população. Seu grau mais severo de manifestação é a Úlcera Venosa aberta (grau 6) ou cicatrizada (grau 5).

As úlceras são mais comuns em pacientes com passado de Trombose Venosa Profunda, e estão associadas a uma conjunção de patologias venosas associadas. As veias perfurantes incompetentes estão diretamente relacionadas ao surgimento destas úlceras. Assim o tratamento em todos os níveis é fundamental para a resolução destes casos.

Fundamentado neste conceito aplico uma técnica diferenciada de Ligadura Subfascial Endoscópica de Perfurantes (SEPS). Com esta técnica modificada e a associação de outros recursos terapêuticos obtive índice de cicatrização de 82% dos pacientes em 60 dias, e diminuição dos sintomas em todos.

Outro fator fundamental para o surgimento destas são as Compressões Venosas Pélvicas, cujo maior expoente é a Síndrome de Cockett ou May-Thurner. Seu tratamento é fundamental para a resolução desta condição patológica.

Colabora também sobremaneira o refluxo através de troncos varicosos, sendo sua abordagem também fundamental (vide Varizes).

A chave para um resultado superior é a identificação adequada dos segmentos venosos acometidos e intervenção de maneira eficiente nestes segmentos.

Desta forma podemos abordar cirurgicamente pacientes com feridas abertas, tratar suas causas, e obter sucesso terapêutico em sua grande maioria.

A Úlcera Venosa que permanece aberta por mais de 10 anos apresenta risco de degeneração para câncer, sendo conhecida como úlcera de Marjolin (imagem ao lado).